Que tal dar uma repaginada naquela jaqueta jeans velha, que está encostada no armário, dando um ar mais moderno e estiloso? Neste post eu trago 7 ideias de customização de jaqueta jeans para você fazer em casa, gastando muito pouco!

Customização de Jaqueta Jeans com Água Sanitária (Como Desbotar Jeans)

A primeira ideia de customização de jaqueta jeans é muito fácil e barata de fazer. Basta usar água sanitária para desbotar o jeans.

Eu fiz um vídeo explicando o passo a passo de como desbotar jaqueta jeans, inspirada em uma jaqueta jeans da Gucci super cara. Eu utilizei uma jaqueta jeans de brechó muito baratinha. Olha só o resultado:

Apenas tome cuidado com a qualidade do tecido jeans. Alguns tipos de tecidos jeans ficam mais amarelados quando desbotados. Nesse caso, é melhor testar com uma quantidade pequena de água sanitária em uma amostra do tecido primeiro.

Outra possibilidade é usar tinta de tecido branca diluída em água para dar o mesmo efeito de jeans desbotado.

Customização de Jaqueta Jeans Com Tule e Paetê

Outra ideia criativa e fácil de customização de jaqueta jeans é combinar a transparência do tule e o brilho do paetê. Fica muito estiloso.

Você pode comprar a aplicação de paetê pronta em casas de armarinhos e aviamentos, na versão termocolante. Você pode usar a própria cola da aplicação, reforçar com uma cola para tecido ou costurar, para ficar mais reforçado.

Eu fiz um vídeo com essa e mais outras 2 ideias de customização de jaqueta jeans: destroyed (jeans rasgado) e com patches (aplicações de bordados). Confira como customizar sua jaqueta jeans seguindo esse passo a passo:

Customização de Jaqueta Jeans com Respingos de Tintas (Paint Splatter)

Se você quer uma customização bem diferente do convencional, você pode experimentar essa técnica.

Usando tinta de tecido, você pode soltar a criatividade fazendo respingos de várias cores, criando desenhos abstratos e dando um ar despojado à jaqueta jeans.

Essa técnica é chamada Paint Splattering, que veio da arte moderna para o mundo da moda. E é uma customização é muito divertida de fazer!



Customização de Jaqueta Jeans com Pérola

As pérolas vão bem com tudo. E não é diferente na customização de jaqueta jeans.

Você pode usar pérolas de diferentes tamanhos ou destacar partes diferentes da jaqueta, como a gola ou os ombros. É só usar a criatividade!

E você pode combina-las com outras ideias de customização, como a próxima ideia:

Customização de Jaqueta Jeans com Tachinhas (Spikes)

Uma das customizações mais clássicas de jaqueta jeans é usando tachinhas.

Também chamadas de spikes, studs, rebites, pirâmides, cravos, enfim… os nomes variam de acordo com o lugar, mas essencialmente são tachinhas de metal que tem garras para ajudar a prender na jaqueta jeans. Você precisa fura-la com as garras e fecha-las.

Eu explico passo a passo como usar as tachinhas, além das pérolas e também a técnica de respingos (splatter paint) neste tutorial:

Customização de Jaqueta Jeans com Chapinhas Termocolantes

Se você acha que dá muito trabalho usar tachinhas para customizar sua jaqueta jeans, você pode usar aplicações termocolantes.

Nesta customização acima, eu usei chapinhas, estrelas e quadrados, termocolantes para dar uma renovada em uma jaqueta jeans velha. Essas chapinhas são bem baratinhas e super fáceis de aplicar, você só precisa de um ferro de passar roupa.

Eu mostro passo a passo como aplicar essas chapinhas para customizar sua jaqueta neste vídeo:



Customização de Jaqueta Jeans com Tule e Patch

E a última ideia de customização de jaqueta jeans, super fácil de fazer é a customização com tule e patch.

A transparência do tule deixa a jaqueta jeans mais delicada e o patch complementa essa customização com muito estilo.

Os patches são emblemas bordados que podem ser colados ou costurados na sua jaqueta jeans. São vendidos em casas de aviamentos e armarinhos.

Você pode usar os patches de sua preferência. Eu gosto muito de usar rosas e outros patches mais fofos como o Mickey e a Minnie, mas vai do gosto de cada um. Você pode deixar sua jaqueta jeans, mais delicada, mais divertida ou mais rebelde, fica de acordo com seu estilo e criatividade.

Eu fiz um vídeo explicando passo a passo como fazer essa customização com tule e patch:

É isso, meninas e meninos! Espero muito que tenham gostado!